Biofeedback: Você sabia que seu corpo fala por você?

Nos nossos conflitos estão as nossas habilidades
9 de janeiro de 2020
O poder da gratidão na vida de quem é ansioso
19 de fevereiro de 2020
Exibir tudo

Biofeedback: Você sabia que seu corpo fala por você?

Seu corpo dá informações sobre você o tempo todo, mesmo de forma involuntária. A boa notícia é que a tecnologia pode te ajudar a lê-las!

 

Esse termo, “Biofeedback” é comum para você? Se não, vou te ajudar a entendê-lo de forma simples: trata-se de uma ferramenta capaz de mensurar algumas reações do seu corpo que dão sinais do que está acontecendo na sua mente.

 

Na prática

 

De forma prática, essa ferramenta pode usar várias medidas, como, por exemplo, os batimentos cardíacos, temperatura corporal periférica, tensão muscular e outras opções. Essas informações sobre seu estado físico revelam muito sobre sua condição mental.

 

Biofeedback durante a terapia

 

Quando o psicólogo utiliza ferramentas de biofeedback na terapia ele baseia seu diagnóstico em evidencias que o próprio paciente fornece. Por exemplo, se observar fotos de agulhas ou sangue, os batimentos cardíacos aumentam consideravelmente, é mais fácil entender qual o nível de medo que o paciente está enfrentando!

Para comprovar a efetividade do Biofeedback podemos lembrar de um estudo que comprovou que 60% dos pacientes da amostra tiveram resultados melhores fazendo uso do biofeedback, um número bem expressivo.

 

O que você pode aprender com o Biofeedback?

 

Se você é um profissional da saúde, usar ferramentas de biofeedback podem te ajudar muito em seus tratamentos. E se você for o paciente?

O biofeedback apenas presta atenção aos sinais que você mesmo dá. Já parou por algum momento para analisar o que o seu corpo fala com você? Em quais situações sua temperatura aumenta, seu coração acelera? Comece a perceber esses sinais para se conhecer melhor e saber lidar com situações de ansiedade ou estresse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *