Como superar o medo de voar

Realidade Virtual – Revista Locaweb
20 de setembro de 2018
Saiba como a coragem pode te ajudar a lidar com uma fobia
25 de outubro de 2018
Exibir tudo

Como superar o medo de voar

Photo by Toa Heftiba on Unsplash

Tratamento do medo de viajar de avião

Pela Psicóloga Nataly Martinelli em 29/03/19

O avião que nos permite atravessar o planeta percorrendo longas distâncias em pouco tempo, pode causar medo, basicamente por conta da altitude e do confinamento em ambiente fechado.

Mas existem pessoas que só conseguem viajar em sofrimento, sob o efeito de álcool ou com auxílio de medicamentos, muitos que tomados por um medo irracional e persistente desistem de viajar para conhecer lugares ou visitar amigos e parentes e ainda tantos outros que, tomados pelo pânico de voar, descartam oportunidades de emprego abortando ótimas promessas de carreira.

Se você ou alguém próximo estão nesta situação, este artigo pode ser útil. Confira!

Medo ou Fobia

Todos sentimos medo em certas circunstâncias. Esta sensação é benéfica e saudável já que nos protege alertando dos perigos em situações ameaçadoras ou de risco. Mas quando estes temores se tornam impeditivos das atividades correntes da vida social ou profissional, devemos suspeitar estar frente a uma fobia.

Saiba mais sobre as diferenças entre medo e fobia

O que é aerofobia

A apreensão por voar varia desde perturbações simples, apenas um desconforto, até situações bem graves que geram medo intenso, trazendo muito sofrimento, característica deste tipo particular de fobia, a aerofobia, onde é necessário tratamento com auxílio de especialista.

Este transtorno é bem comum. De acordo com a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), 15% dos passageiros sofrem de aerofobia.

A probabilidade de ser atingido por um raio é maior do que a de sofrer um acidente aéreo e confirmando a natureza irracional do medo de voar, as chances de morrer em um acidente aéreo – de 1 em 11 milhões -, é muito menor do que a de ser morto em um acidente de carro, onde a probabilidade é de 1 em 5.000.

O medo de voar de avião pode ser primário ou derivar de outros medos como de sofrer um acidente, de ficar em um ambiente fechado, medo de altura, da instabilidade, de passar mal e de perder o controle.

Como tratar a fobia de viajar de avião

No trabalho psicológico não existe uma solução pronta! Nosso método inicia com uma avaliação do paciente que permita construir um processo terapêutico seguro, combinando diferentes técnicas, como psicoeducação e dessensibilização e utilizando ferramentas como a realidade virtual e a hipnose.

No processo de psicoeducação, que incorpora informações específicas com detalhes técnicos à terapia, o tratamento inclui a participação de um piloto comercial experiente. Acompanhe a opinião dela sobre o medo nos passageiros.

Ha onze anos trabalhando em empresas aéreas como piloto comercial, tive a oportunidade de presenciar situações nas quais os passageiros com medo de voar passam muito mal em situações normais no dia a dia da aviação tais como uma turbulência leve, ou uma simples verificação de manutenção,

Fato é que um dos meios de transporte mais seguro do mundo envolve situações que fazem com que muitas pessoas sintam medo ou pânico de voar, afetando suas vidas, impossibilitando conhecer novos lugares e impedindo de assumir desafios de trabalho”

 Confira seu depoimento sobre a experiência obtida na participação em diversas sessões de psicoeducação:

“Ano passado conheci a Dra. Nataly Martinelli, especialista em tratamento de fobias. Ela desenvolveu uma terapia especializada para pessoas que tem medo de voar. Para isso faz sessões de terapia, utiliza óculos de realidade virtual, e também conta com uma sala simulando a cabine de passageiros de uma aeronave. Em uma das consultas sou convidada a participar na elucidação de dúvidas a respeito da parte prática e operacional do voo.

Aprendi com o tempo e nas sessões nas quais participei, que o medo advém boa parte pelo desconhecimento do funcionamento da máquina (avião), dos procedimentos operacionais, das verificações realizadas, do treinamento das tripulações e da meteorologia, dentre outros.  Claro que não é necessário saber sobre tudo isso para voar – para isso temos os pilotos -, mas percebi que muitos pacientes saem aliviados e bem mais perto de voarem quando conhecedores das rotinas do voo.

Fico muito feliz em contribuir com minha experiência para ajudar pessoas a voarem porque torna o meu trabalho mais humano!”

Depoimentos de Rossana Potier Copiloto B76

Conheça um pouco mais sobre o tratamento que utiliza a realidade virtual.

Realidade Virtual e Hipnose: ferramentas para superar a fobia de avião

A realidade virtual é uma ferramenta tecnológica utilizada em diversos tipos de atividade. Ainda considerada nova no Brasil na área da psicologia, sua utilização, apesar do pouco tempo, já mostrou resultados significativos.

Ao entrar em contato com esta tecnologia, o cliente vislumbra a sensação de vivenciar o objeto desencadeador, avançando de forma gradual, segura e controlada.

Através deste sistema, é possível que o cliente experimente uma imersão virtual, que envolve todas as etapas de um voo. Quando necessário, repetem-se as cenas que o cliente mais teme, como por exemplo o processo de decolagem, turbulências, ou condições climáticas adversas. Este processo, conhecido como habituação, permite que o cérebro grave novas e melhores experiências, proporcionando ao paciente segurança ao enfrentar a situação real.

A prática da hipnose também vem proporcionando um rompimento com associações negativas, o que possibilita associar avião com segurança e tranquilidade, além de suavizar e ressignificar a origem do medo instalado no subconsciente. Como resultado, torna-se possível modificar a maneira de pensar, reagir e se sentir perante esta fobia.

Consulte um psicólogo

Esperamos que estas informações sobre processos terapêuticos e sobre ferramentas que são utilizadas pela psicologia para resolver situações difíceis que fazem parte do cotidiano, como o medo de voar, por exemplo, sirvam para reforçar a capacidade de vencer os obstáculos contando com a ajuda de uma pessoa especializada

Neste processo, é importante que se tenha desprendimento e força de vontade para se expor e alcançar os objetivos.

Se já passou por situações similares com relação a viajar de avião, deixe seu comentário contando como foi essa experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *